Foto da escultura em homenagem ao poeta...*1
CLOVIS CAMPÊLO
( Brasil – PERNAMBUCO )
Clóvis Campêlo é natural do Recife/PE.
Graduou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco no início dos anos 1980 e em letras pela Universidade Católica do Recife no início da década de 1990. Além de poeta, cronista e fotógrafo amador, atuou como agente administrativo no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Como membro da tendência CUT pela Base, atuou no movimento sindical desde os tempos do Clube dos Previdenciários do Recife, entidade que antecedeu a formação do Sindicato da categoria no final da década de 1980.
Entre 1993 e 1996 foi funcionário da Secretaria de Imprensa da entidade, na qual trabalhou como fotógrafo. Nesse momento, que corresponde ao período em que permaneceu filiado ao PT, produziu registros fotográficos de momentos marcantes da vida política no estado de Pernambuco, envolvendo não só o PT e o Sindicato dos Previdenciários, mas também entidades do movimento social, sobretudo a CUT e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.
Faleceu em junho de 2018 em Recife/PE.
*1
A agressividade contra a escultura do poeta, demonstrada pelos transeuntes frequentadores da Pracinha do Diário, inocentes mas não tão desprovidos de periculosidade, talvez seja explicada pelos sociólogos de plantão. O poeta, imortalizado em pedra, continua lá insone, apático e inerte, a mercê do vandalismo gratuito.
NÓS DA POESIA. – volume 8 – Brenda Marques Pena, org. São Paulo, SP: All Print Editora, 2022. 119 p. ISBN 978-65-5822-152-4
Ex. bibl. Antonio Miranda
*
VEJA e LEIA outros poetas de PERNAMBUCO em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/pernambuco/pernambuco.html
Página publicada em junho de 2023
|